segunda-feira, 26 de abril de 2010

Post-it faz 30 anos


Post-it faz 30 anos e ainda é sucesso no mundo.
Miniquadrado adesivo que invadiu escritórios nos anos 80 ainda vende bem na era digital



Enquanto o videocassetes e os walkman foram deixados de lado, outro invento dos anos 80, o Post-it, o miniquadrado adesivo colorido que invadiu escritórios e portas de geladeiras, comemora seus 30 anos ainda como um sucesso.



Fruto de um invento fracassado, o Post-it foi lançado no mercado em abril de 1980 pelo grupo 3M, e figura todos os anos entre os cinco itens de escritório mais vendidos nos Estados Unidos.
De lá para cá, o pequeno quadrado de papel amarelo de 7 cm por 7 cm ganhou oito tamanhos, 25 formas e 62 cores, e é vendido em 150 países, mas a 3M não divulga dados de vendas.


Robert Thompson, professor de cultura popular da Universidade Syracuse de Nova York, contou que o Post-it é uma invenção perfeita.
- Nada consegue substituí-lo, nem um bip em um telefone nem um lembrete eletrônico. Continuaremos usando os Post-it dentro de cem anos.
Thompson acrescentou que o invento reflete as tendências dos anos 80: uma vida cada vez mais complexa e a necessidade de controlar essa complexidade. "O Post-it apareceu na mesma época em que surgiram os computadores pessoais, é de fato um objeto de alta tecnologia, garantiu o professor.
Os inventores do lembrete adesivo, Arthur Fry e Sencer Silver, dois engenheiros da 3M, foram imortalizados no mês passado no palácio nacional de inventores (National Inventors Hall of Fame), junto com Jacques-Yves Cousteau e uma quinzena de outros inventores, cujas inovações "contribuíram ao progresso humano, social e econômico".
Naquele dia, Fry, de 78 anos, disse que pedem a ele seis ou sete autógrafos por semana desde o sucesso de seu invento.
- O Post-it tornou a vida mais fácil para as pessoas em uma época de profusão de informação.
Para comemorar o aniversário, a empresa convocou estudantes de 11 a 18 anos para um concurso, no qual devem criar obras de arte originais a partir do Post-it.
Como costuma acontecer com as invenções, o pequeno bloco de notas adesivas nasceu de uma experiência fracassada de Spencer Silver.


Em 1968, o engenheiro produziu uma cola que não aderia muito bem. Poucos anos depois, seu colega Arthur Fry inventou o conceito crucial de Post-it, frustrado por não ter um lembrete para sua missa dominical.
O adesivo fracassado de Silver, que tem atualmente 22 patentes, foi crucial para as ações de colar e descolar os papeis, sobre qualquer superfície.
E a empresa se adapta à epoca atual. Este ano lançou um Post-it ecológico, feito de papel 100% reciclado e com uma cola criada a partir de uma planta.

Imprimir.............................

|

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VISITAS POR PAÍS

free counters