domingo, 8 de maio de 2011

Museu do Relógios- São Paulo

No terceiro andar do prédio de um fabricante de relógios de ponto, sede da empresa DIMEP, está instalado o muito peculiar Museu do Relógio, que foi criado em 1975. O espaço recebe o nome de Professor Dimas de Melo Pimenta, fundador da empresa e dono da coleção particular, iniciada na década de 50, que deu origem ao acervo.

Centenas de peças estão expostas no pequeno salão. Muitas são antigos relógios de ponto fabricados pela empresa que criou e mantém o espaço.

Há opções mais interessantes, como o curioso despertador que faz café. Ampulhetas, relógios de ponto franceses da época da revolução industrial, um engenhoso relógio-calendário e até uma réplica de régua egípcia - há uns 2.000 anos esse tipo de instrumento calculava as horas com base na posição do sol.

O relógio mais atingo foi fabricado no ano de 1620 na Alemanha, um exemplar de bolso com apenas um ponteiro, que marca as horas.

Só uma parte muito pequena do acervo contém informações explicativas sobre as peças, suas características, data e local de fabricação. A casa explica que, como muita coisa é doada, um pesquisador procura resgatar as informações que se perderam no tempo. É assim que, aos poucos, é composto o catálogo do Museu do Relógio.

A monitoria não alivia muito. Em geral, só se prepara para visitas escolares, quando a própria escola informa a função didática da visita. Quando não for o caso, o monitor conduz o visitante do elevador panorâmico até o terceiro andar e por um largo corredor até a porta do salão.

Apesar da pouca informação disponível, o acervo é numeroso e interessante, e convida o visitante a um passeio descompromissado. Além disso, a visita é grátis e pode ser uma ótima opção nas férias, já que o museu só abre aos sábados uma vez por mês.

O Museu do Relógio contém itens visivelmente curiosos, como a vela que marca o tempo ou a imitação do relógio derretido na tela surrealista A Persistência da memória, do pintor catalão Salvador Dalí.

Faça um tour virtual pelo museu: DIMEP

Museu do Relógio
Avenida Mofarrej, 840 - Vila Leopoldina - São Paulo
(11) 6346-4000
Funcionamento das 9h às 13h e 14h às 17h de segunda a sexta e
todo segundo sábado por mês
Entrada franca
Site: http://www.dimep.com.br





Imprimir.............................

|

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VISITAS POR PAÍS

free counters