quarta-feira, 12 de maio de 2010

Banda Larga Fixa.

Anatel testa a qualidade da banda larga fixa no Brasil
Agência quer saber se velocidade corresponde à prometida pelas operadoras.
Testes estão sendo feitos em residências de SP, RJ e mais seis capitais.
•Compare a banda larga brasileira com a do resto do mundo
•‘Internet a 512 kbps não é banda larga’, diz especialista
•País terá 500 cidades digitais até 2014, diz futuro presidente da Telebrás
•Governo lança Plano Nacional da Banda Larga

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está realizando testes para medir a qualidade da banda larga fixa no Brasil. A agência quer saber, por exemplo, se a velocidade da conexão corresponde àquela prometida pelas operadoras. Os testes começaram em março e estão sendo feitos em 160 residências nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza, Salvador e Brasília.
De acordo com a Anatel, participam dos testes as prestadoras Telefônica, Oi, GVT e NET, selecionadas com base na participação de mercado na oferta da banda larga fixa. A agência informou ainda, em nota divulgada nesta terça-feira (11), que até o fim do ano emitirá um relatório sobre o resultado dos testes, que estão sendo feitos em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e o Comitê Gestor da Internet (CGI.Br).
O objetivo da agência é melhorar a qualidade do serviço, que recebe várias reclamações sobre velocidade, demora para estabelecer conexão, queda frequente dos serviços e perda de pacotes de dados. Esses itens também serão avaliados nos testes, que estão sendo feitos por meio de equipamentos instalados na casa dos participantes voluntários da amostragem.
A banda larga fixa tem no Brasil, segundo dados das empresas de telecomunicações, cerca de 12 milhões de assinantes. O número é o mesmo na banda larga móvel, que também tem 12 milhões de clientes, que recebem os serviços pelas redes da telefonia celular. A Anatel vem preparando uma atualização do regulamento da banda larga fixa, que deverá estabelecer inclusive um limite mínimo de variação entre a velocidade contratada e a efetivamente entregue, além de uma relação de direitos dos usuários dos serviços. Ainda não há previsão de quando este regulamento entrará em vigor.

Imprimir.............................

|

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VISITAS POR PAÍS

free counters