quarta-feira, 2 de maio de 2012

NOVAS REGRAS da Caderneta de Poupança




Foi anunciado pelo governo, as novas regras da  Caderneta de Poupança.

Para quem fez depósitos na poupança até hoje, as regras não mudam. Como foi dito pelo Ministro da Fazenda, Guido Mantega, "não haverá rompimento de contratos ou usurpação de direitos e nenhum prejuízo para os atuais detentores de caderneta de poupança." 

As novas regras valem para quem abrir uma nova conta e para os novos depósitos, a correção mensal será o equivalente a 70% da taxa básica de juros (SELIC) mais a variação da TR (Taxa Referencial), hoje é de 0,0864%. Essa regra valerá sempre que a SELIC estiver em 8,50% ao ano ou abaixo disso. Acima disso, o rendimento continua como é hoje 0,5% ao mês mais variação da TR. Hoje, a SELIC está em 9%.

A justificativa para as mudanças é que sem elas, tornariam-se inviáveis a redução das taxas de juros e o Banco Central não teria ação eficaz para baixá-las e é necessário continuar a queda dos juros no crédito.


Os bancos deverão emitir extratos detalhados para os saldos corrigidos antes e depois da MP entrar em vigor, deixando bem claro ao correntista, como está sendo remunerado o seu dinheiro.

Hoje em dia, segundo palavras do Ministro Mantega, os banco acumulam 430 bilhões de reais, distribuídos em 100 milhões de Cadernetas de Poupança.

As mudanças pretendem continuar atraindo os pequenos poupadores e desestimular os grandes investidores, a migrarem para a poupança.

A MP que regulamenta a mudança, entra em vigor nesta sexta-feira, dia 04/05/12.


Imprimir.............................

|

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VISITAS POR PAÍS

free counters