quinta-feira, 24 de maio de 2012

MALWARE SE ESPALHA VIA REDES SOCIAIS

Hoje em dia é muito utilizado o banner para publicidade e venda de produtos. Estão espalhados por todas as páginas, blogs, sites, etc. Muitos malware  s espalham-se através desses cliques.

Segundo a empresa Kaspersky Lab é muito mais fácil direcionar o internauta para sites falsos ou infectados, através das redes sociais (Facebook, Twitter ou Google+) do que em sites pornográficos. Segundo a empresa, mais de 20% dos links maliciosos estão hospedados em redes sociais.

Os crackers utilizam-se da inocência e falta de conhecimento  de muitos internautas que, ao se depararem com assuntos "INTERESSANTES" (calamidades, crises políticas, doenças e assuntos financeiros) acabam clicando em links maliciosos. A emoção humana, é o ponto de partido para a disseminação.

Uma das práticas, e que a maioria de vocês já deve ter presenciado, é a injeção de URLs maliciosas no mural de mensagens dos usuários das redes sociais.

O que acontece é que, geralmente o assunto tratado naquele link, aguça a curiosidade e ao clicar, você estará automaticamente, fazendo um download de um domínio falso através de seu navegador e, qualquer navegador está vulnerável, seja ele Chrome, I.E, firefox e até os tão seguros iOS.

O grande problema é que esses malwares sempre procuram pela vulnerabilidade do browser seja em Plugins ou em seus componentes pois, as redes sociais não tem uma proteção, visto que não existe um arquivo executável, são escritos em javascript.




É muito difícil distinguir se uma URL é maliciosa ou não. Portanto, não saiam por aí clicando em tudo que aparece, só porque foi um amigo quem postou. Muitas vezes, ele nem sabe o que foi postado.

O que conta mesmo é a prevenção, portanto:

  • Sempre faça uma varredura com o antivírus em seu computador;
  • Sempre atualize o sistema operacional;
  • Muito cuidado com anexos e links enviados por "seus amigos" seja por meio de mensagens no Facebook, Twitter, Messenger ou por e-mail;
  • Não baixe programas que você não conheça. Procure informações a respeito antes de clicar em qualquer coisa;
  • Normalmente sites de conteúdo adulto, estão carregados de malware.
Se você suspeita que seu micro possa estar contaminado, não dispense os cuidados de um bom técnico, a fim de livrá-lo dessas pragas.





Imprimir.............................

|

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VISITAS POR PAÍS

free counters