segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

iPhone - Aplicativo mostra ciclo de vida de produtos.


Existe um aplicativo para o iPhone, onde através de uma ferramenta on-line (GoodGuide), os consumidores poderão obter informações sobre sustentabilidade de produtos e serviços.
O idealizador do projeto é Dara O´Rourke, professor de política ambiental e do trabalho na Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos.
Mesmo, se estiver utilizando sites como PayPal, eBay e Amazon, é possível procurar informações através do buscador, sobre os produtos.


Podem ser consultados itens nas seguintes categorias:
  1. Alimentos;
  2. comida para animais;
  3. cuidados pessoais;
  4. limpeza doméstica e
  5. utensílios domésticos.
Através de analises de especialistas, o ciclo de vida dos produtos são analisados e os dados registrados na ferramenta de busca.

No Brasil também é possível utiliza-la pois mais de 90 mil itens americanos, que estão cadastrados, também são comercializados aqui.

As empresas que financiam o projeto (que é sem fins lucrativos), estão engajadas em fornecer conteúdo para empreendedores preocupados com a sustentabilidade e também para que os consumidores deixem de ser apenas passivos e possam lutar por um mundo melhor.




 

Basta instalar o aplicativo no iPhone, e poderá fazer a leitura do código de barras do produto que, rapidamente fornecerá tudo sobre o ciclo de vida do mesmo:
  1. Local  de confecção e processo ;
  2. se utiliza substâncias tóxicas;
  3. preocupação da empresa fabricante, com o meio ambiente, entre outros.
Pode-se ainda comparar com outros dos concorrentes e, se você for investidor pode verificar se é ecologicamente correto e quais alternativas sustentáveis podem ser  aplicadas.

Esse catálogo de produtos sustentáveis foi desenvolvido, em 2008, pelo GVCES - Centro de Estudos de Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas. É um guia que lista produtos com avaliação positiva dos impactos ambientais.

Ainda é uma ferramenta em construção pois, apesar de funcionar há mais de 4 anos muitos produtos ainda não estão cadastrados mas, mesmo assim, vale a pena conhecer.

Clique na imagem e baixe o aplicativo.



Imprimir.............................

|

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VISITAS POR PAÍS

free counters