domingo, 1 de janeiro de 2012

Celular GSM - Falhas


Cada vez mais o celular torna-se imprescindível na vida das pessoas. E quanto mais a tecnologia avança, mais os problemas crescem também.
A Security Research Labs, uma empresa de segurança da Alemanha, segunda a Reuters, detectou que existe uma vulnerabilidade onde criminosos podem ter acesso remoto aos celulares operados no sistema GSM e conseguem, o controle total do aparelho.


De posse das linhas, passam a usar tranquilamente mandando mensagens, mandando spans ou fazendo ligações.
A maioria dos golpes, são no intuito de roubar e os clientes, só vão perceber o que aconteceu, quando receberem a conta da operadora.

Estima-se que hoje em dia 80% dos celulares usam a tecnologia GSM. Um número bem expressivo. 
Segundo ainda a Security Research Labs, as normas de segurança para voz e texto são baseadas no que foi feito em 1990 e nunca revistas.

Os dados GSM podem ser gravados fora do ar utilizando um rádio programável como USRP, por exemplo. Isso faz com que onde não se utiliza a criptografia ou onde a chave de criptografia é conhecida, pode-se decodificar o tráfego de voz.

Uma vez rackeado permite que se leia e-mails e se observe o uso da Internet do dono do aparelho.

A Security Research Labs, comenta ainda que as operadoras deveriam ter mais comprometimento com seus clientes, aumentando a segurança, fazendo uma simples atualização de software, que já ajudaria e muito.

É ficar sempre atento a qualquer mudança com relação às contas do celular e comportamentos estranhos com relação à ligações, até que a ação dos cibercriminosos seja brecada.



Imprimir.............................

|

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VISITAS POR PAÍS

free counters