quarta-feira, 27 de abril de 2011

Salve seus emails, antes que seja tarde demais!!!

Serviços de webmail são práticos, mas não são perfeitos. Mostramos como evitar a dor de cabeça de perder todas as suas mensagens de uma hora pra outra.


Sabemos que é trabalhoso fazer backup dos arquivos em sua área de trabalho, das mensagens no celular ou de arquivos baixados no seu tablet. O que dizer então sobre a cópia de segurança das mensagens arquivadas em serviços de webmail?
É chato? Sim, é. Mas não é paranóia, não. No final de fevereiro 150 mil contas do Gmail tiveram seu conteúdo apagado e milhares de usuários ficaram literalmente doidos. O número representa apenas 0,02% do total de contas, então dá para dizer que “saiu barato”. Por sorte, a Google mantém várias cópias das mensagens em vários data centers diferentes e, além disso, também armazena cópias em fita – o que possibilitou a recuperação das mensagens.
Dessa vez, o dano pode ter sido moderado e houve recuperação, mas a ocorrência serve de alarme para todos aqueles que confiam demais na "nuvem". Se existe uma hora de fazer o backup de suas mensagens, é agora.

Temos:
Para o GMail - GMail backup;
Para o Hotmail  - MailStore Home
Para o Yahoo - Zimbra Desktop
Gmail
Não é por que o Gmail oferece espaço praticamente ilimitado, que o usuário deve armazenar  todas as mensagens lá. Para sorte geral existe uma ferramenta gratuita para realizar o backup de suas mensagens: é o Gmail Backup para sistemas Windows e Linux.


GMail backup ajuda a baixar (e até migrar) mensagens do GMail
Para usar esse recurso, siga os seguintes passos:
1. Faça o download do Gmail Backup, um processo rápido e indolor. Depois de instalado, o aplicativo deixa atalhos na área de trabalho e no menu iniciar.
2. Execute o programa e insira seus dados da conta – sim, login e senha – e defina o diretório em que quer que sejam armazenadas as mensagens. Existe um diretório predefinido, mas você não é obrigado a usá-lo.
3. Agora, basta selecionar quais mensagens deseja salvar. Pode optar pelas mais recentes, ou definir as datas de início e de término. É óbvio que, se desejar, também pode salvar tudo (recomendado).
4. O processo de backup pode levar um tempo considerável, dependendo do volume de mensagens que há na conta. Melhor deixar o programa rodar em segundo plano e continuar trabalhando, jogando ou paquerando. Para os curiosos sobre como funciona o processo, o Gmail Backup tem uma interface em que exibe todas as mensagens que são salvas em seu disco rígido local. Quando for realizar uma nova cópia de segurança, o Gmail oferece a opção de ignorar as mensagens que já foram baixadas em sessões anteriores, mas só se o diretório escolhido for o mesmo da vez anterior.
5. Caso ocorra um eventual desastre, as mensagens armazenadas em seu diretório local podem ser restauradas usando o Gmail Backup. Basta informar os dados da conta a ser restaurada, apontar o diretório que contém as mensagens e deixar a internet tomar seu curso. Você pode optar por armazenar mensagens de uma conta em outra, contanto que tenha as senhas de ambas. Isso é ótimo para quem quer migrar mensagens entre contas de e-mail.
Em nossa experiência o Gmail Backup é realmente simples de usar. Restauramos mensagens de uma conta em outra e o conteúdo foi transferido incluindo os marcadores (Labels) que o usuário pode definir para identificar as mensagens (incluindo os pré-definidos "caixa de entrada" e "itens enviados"). Atenção, se você definiu categorias de mensagens usando símbolos especiais, tais como asteriscos e barras invertidas, saiba que o Gmail Backup não dá conta de interpretar esses nomes. Mas, fora esse incômodo, é bom. Muito melhor que perder tudo de uma hora para outra.


Hotmail
Infelizmente, não há uma versão do Gmail Backup para usuários de contas que não pertençam ao Google. Mas isso não quer dizer que o usuário tenha de sair de uma plataforma e migrar forçosamente para o Gmail. Quem está acostumado a usar o Hotmail tem à disposição o MailStore Home, aplicativo desenvolvido apenas para sistemas Windows. O programa realiza a mesma função do Gmail Backup, mas permite restaurar inclusive mensagens armazenadas em clientes de email desktop.

Gratuito, o MailStore Home é a solução para backup do Hotmail

Vamos ao passo-a-passo:
1. Faça o download do MailStore Home, instale e rode eo programa.
2. Ao definir o tipo de conta, escolha a opção POP3 Mailbox, insira seus dados, configure o campo “Host” com “pop3.live.com” e insira sua senha. Na opção de “Access via”, escolha a opção POP 3-SSL e clique em “Next”.
3. Na tela seguinte, o usuário é convidado a decidir se deseja deletar as mensagens depois de baixadas ou se prefere mantê-las no servidor. Por padrão, as mensagens são mantidas no servidor remoto e aconselhamos deixar assim. Pode iniciar o backup.
A configuração do MailStore requer um pouco mais de empenho por parte do usuário comparado ao Gmail Backup, mas isso não faz do programa algo terrível de usar. Todos os arquivos baixados podem – e devem – ser transferidos para uma mídia removível. Fique à vontade para escolher entre um pendrive um DVD ou um disco rígido externo. Só lembre-se de guardá-los em um local seguro.
Vale ressaltar que a velocidade do MailStore é razoavelmente superior à do Gmail Backup.
Yahoo Mail
O Yahoo! não quer que você faça backup de seus e-mails. A empresa desabilita o acesso via POP3 para os usuários de seu serviço gratuito, obrigando-os migrar para uma conta Yahoo Mail Plus (que custa US$ 20 por ano) para ter acesso a este recurso. E a não ser que você seja um membro do Yahoo Mail Plus, utilitários como o Mailstore Home não vão funcionar.
Se você não quer gastar, veja como fazer backup de sua conta no Yahoo!Mail e economizar os US$ 20.

Zimbra Desktop permite o backup de contas do Yahoo! Mail 
sem que você precise pagar por isso

1. Baixe e instale o Zimbra Desktop, um cliente de e-mail gratuito que tem integração com o Yahoo!Mail, GMail e Hotmail.
2. Abra o Zimbra Desktop, clique no item Configuração no canto superior direito e escolha Adicionar nova conta. Selecione Yahoo! no menu e preencha os campos (endereço de e-mail, senha, etc). Você também poderá sincronizar calendários, contatos e grupos.
3. Clique em Validar e salvar e aguarde o Zimbra fazer a sincronia das mensagens. Isso pode demorar, depende da velocidade de conexão e quantidade de mensagens, e você não poderá usar sua conta de e-mail até o processo terminar. Quando tudo estiver pronto, clique no botão Iniciar Desktop e vá para a aba Preferências. No menu à esquerda, sob sua conta do Yahoo, selecione a opção Importar/Exportar.
4. Certifique-se de que a opção Conta, sob o cabeçalho Exportar, está marcada, e então marque a caixa Configurações avançadas. Se você não quiser esperar pela sincronia total, desmarque todas as caixas exceto E-mail e clique em Exportar.
5. Você vai receber um arquivo compactado (no formato .TGZ) que pode ser aberto com um utilitário gratuito como o 7-Zip. Todas as suas mensagens serão salvas como arquivos .EML, que você pode abrir em um programa de e-mail como o Outlook ou Thunderbird. Você também pode importar este arquivo no Zimbra Desktop e suas mensagens serão recuperaradas. A partir daí elas serão sincronizadas com o servidor e sua conta no Yahoo! Mail estará de volta ao normal.
O Zimbra não é tão fácil de usar quanto o Gmail Backup ou o Mailstore Home, mas é uma forma eficiente e gratuita de fazer backup das mensagens. O programa retém até mesmo pastas e anexos, e pode até fazer backup de contatos e eventos na agenda.
Agora que você tem um backup de todos os e-mails de seu serviço de webmail favorito em seu HD, você está preparado para a próxima vez em que o GMail for vítima de um bug - desde que você se lembre também de fazer backup de seu HD, claro.

FONTE: 20-04-2011 PCWorld/EUA
(Sarah Jacobsson Purewal)


Imprimir.............................

|

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VISITAS POR PAÍS

free counters