domingo, 24 de abril de 2011

EDIÇÃO DE FOTOS.

Pra quem gosta de fotografar todos os momentos e não dispõe de capital para comprar programas profissionais ou, quem apenas gosta de "brincar" de fazer arte nas suas fotos, destacamos programas ´para edição de imagens (gratuítos) que funcionam muito bem.



Na Páscoa, famílias costumam se reunir para confraternizar e passar bons momentos em comum. Um dos pontos altos da festa (e um dos mais aguardados por adultos e crianças) é trocar e comer ovos de chocolate. Como recordação da data, além dos quilinhos a mais e eventuais espinhas, sempre são tiradas dezenas de fotos - parentada reunida, crianças com a boca suja de doce, tios com roupas manchadas, digitais marrons nas paredes, gatos com a cabeça presa nas embalagens de colomba pascal.


Para quem quiser brincar com essas imagens, o UOL Tecnologia separou sete programas e três sites que garantem diversão quando o assunto é foto. São softwares e aplicativos que permitem criar mosaicos, distorcer retratos, idealizar gifs animados, implementar efeitos 3D e fazer filmes a partir de fotografias. Confira as dicas para uma Páscoa (digitalmente) mais feliz.

 
Veja mais dicas de downloads
Conheça (e baixe) dez programas gratuitos para proteger seu computador
Conheça dez programas básicos para levar no seu pendrive.
Selecionamos dez programas que prometem deixar seu computador mais rápido
Conheça dez programas alternativos para quem não tem Photoshop
Em busca de um software? Baixe programas do UOL Downloads.
Cartoonist
Perfeito para quem quer distorcer fotos, o Cartoonist é um programa simples e leve. Os botões estão dispostos de forma intuitiva - o usuário consegue criar efeitos na imagem com pouco mais de dois cliques. Além do quesito “distorção”, o software permite transformar imagens de pessoas em caricaturas.



Com um clique ou dois, o usuário do Magix FunPix Maker pode, a partir de uma foto considerada “normal”, aumentar o nariz do retratado, fazer olhos grandes, salientar barrigas. Em resumo, pode-se deixar a pessoa que ilustra o retrato em alguém completamente diferente e irreconhecível. Uma das grandes vantagens do programa é sua leveza e facilidade de uso.
Free 3D Photo Maker 2.0.10
Eis um interessante programa que cria, a partir de fotos comuns, imagens em três dimensões. Ele funciona de forma bastante simples: basta tirar duas fotos de um mesmo objeto ou pessoa. Para que o efeito fique legal, as duas fotografias têm de ter um deslocamento horizontal. Depois, basta jogar as imagens no software e clicar no botão que o 3D será formado.
 
Programa gratuito da Microsoft que permite que o usuário, facilmente, crie vídeos diversos - a partir das fotos tiradas na Páscoa, inclusive. É possível colocar música de fundo e incluir mais de 20 tipos de efeitos. O Windows Live Maker também garante que o vídeo apresente as fotos de forma mais lenta ou mais rápida, usando close e outros artifícios. Para quem quiser saber mais detalhes, UOL Tecnologia preparou um tutorial para criar vídeos com fotos no Windows Movie Maker, irmão mais velho -- e muito semelhante -- ao Windows Live Maker.
PhotoScape
Para quem quiser criar Gifs animados, esse programa é o mais indicado. Ele conta com assistente que monta essas pequenas animações em poucos segundos. Além disso, o programa tem as ferramentas básicas de edição de imagens, além de um bom renomeador de fotos - que muda os títulos por lote, facilitando o trabalho de quem se empolgou, bateu diversas chapas (sim, chapas!) na Páscoa e não se preocupou em nomear cada uma delas separadamente.
Um dos pontos fortes do PhotoLine é a criação de mosaicos de imagens a partir do programa. Além disso, o software é leve e conta com funções mais avançadas do que o Paint (e menos poderosas do que o Corel Draw, com quem se parece muito). A versão grátis funciona por somente 30 dias. Depois, precisa pagar.
 Se as fotos ficaram escuras, tremidas, com olhos vermelhos ou, em resumo, horrorosas, o Gimp resolve o problema. Para fotógrafos inexperientes, ele é a salvação: tem recursos e mais recursos para salvar as imagens (ou mesmo piorá-las, já que pode aplicar borrões, apagar elementos em cena e outras características).
Site que permite colocar “balõeszinhos” de diálogos nas fotos. Não pede registro nem nada. Basta abrir a página, subir a foto e clicar no balão que deseja inserir na imagem. Depois, o usuário escreve o que quer e clica no V verde. Então, o site pergunta se deseja salvar ou enviar a imagem para redes sociais (como Facebook ou Twitter) ou por e-mail. Tem ainda outros assistentes de edição de imagem.
Divertido editor de imagens online, o Picnik não requer registro para ser usado e oferece integração com o Facebook. Ele garante que o usuário altere cores das fotos, diminua olhos vermelhos (até mesmo do coelhinho da Páscoa), corte e redimensione a imagem. O zoom é excelente. Depois disso, basta dar um clique e subir a foto para sua rede social ou serviço online favorito (desde que esteja entre Twitter, Flickr, MySpace, Photobucket e Picasa).
Editor de fotos online que é muito parecido com o Gimp ou com o Photoshop. Por isso, tem muitos e muitos recursos, que permitem virar de ponta cabeça uma imagem, até torná-la irreconhecível do ponto original. Para usuários que não sabem bater bem fotos, mas que gostam de mexer nelas até cansar, e depois compartilhar via web, trata-se de um serviço essencial.

Fonte: UOL TECNOLOGIA


Imprimir.............................

|

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa matéria, interessante.

Ronaldo Bufollo disse...

Parabéns muito boa matéria, testei alguns programas e aprovei, muito obrigado pela dica.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VISITAS POR PAÍS

free counters