segunda-feira, 25 de abril de 2011

Projeto de lei obrigará eletrônicos a ter software em português



Um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados prevê que os softwares dos produtos importados vendidos no Brasil sejam traduzidos para o português. Em defesa do projeto de lei 7997/10, sua autora, a deputada Gorete Pereira (PR-CE) afirma que os eletrônicos importados vendidos no Brasil sem interface em português obrigam os consumidores a conviver com "interfaces nas mais diversas línguas".
Por conta disso, "muitos consumidores recorrem a adaptações por vezes muito onerosas ou mesmo ineficazes", afirma a deputada, na justificativa.
A deputada lembra que os equipamentos de GPS estão entre os casos mais graves, já que trazem comandos e vozes em idioma estrangeiro que causam "muito desconforto ao usuário. Além disso, muitas vezes as concessionárias de veículos se sentem "desobrigadas de implantar a interface em português em razão da ausência de um dispositivo legal específico", lembra.
Segundo a Agência Câmara a proposta - que altera o Código de Defesa do Consumidor - tramita em conjunto com o Projeto de Lei 182/95 e está pronta para ser votada pelo Plenário.
Fonte:PCWorld


Imprimir.............................

|

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VISITAS POR PAÍS

free counters